Associam-se à doença de Alzheimer

Depressão  - Por vezes é difícil identificar num ancião, porque não se manifesta com os sintomas típicos como o choro, ideias de suicídio, etc., mas de maneira mais subtil, com apatia, mau humor, retraimento, agressividade, ideias de prejuizo ou sintomas físicos vagos que, investigados, não revelam qualquer doença orgânica. Dor de cabeça, tonturas, dor generalizada, instabilidade.


 


Medicamentos – Sedativos e fármacos para controlar a insónia ou a ansiedade, como as benzodiazepinas (com nomes comerc iais bem conhecidos), assim como outros mais (beta-bloqueadores, anticolinérgicos e um grande etc.), produzem uma importante perda de memória, sobretudo no ancião. O médico deve sempre considerar esta possibilidade perante um paciente com transtornos de memória, mas é bom que se dê a conhecer este possível efeito adverso de alguns medicamentos.


 


Tóxicos – Entre eles destaca-se, de modo muito importante, o alcool. Todo o consumidor de quantidades importantes e continuadas de alcool tem problemas de memória, mas além disso, há doenças cerebrais que só se vêm em alcoólicos, sobretudo se estão mal nutridos.


O alcoolismo é um problema muito mais corrente do que se crê, e em particular nos anciãos, porque foram bebedores crónicos ou porque adquiriram o hábito em fases avançadas da via em consequência da solidão, da perda do marido ou da esposa, das doenças não curáveis que se vêm obrigados a suportar…


 


Outros tóxicos – Embora se deva dirigir o olhar para sectores muito mais jovens da sociedade, nos quais o diagnóstico de doença de alzheimer não se apresenta, não se pode deixar de mencionar a preocupação originada pelo amplo consumo de substâncias como a cocaína ou os derivados de cannabis.


 


O seu uso crónico e ou abusivo, pode afectar a memória e, embora se desconheça de momento o efeito que isso possa ter na capacidade intelectual dos consumidores actuais no futuro, o facto merece, quando menos, ser tido em consideração.


 


Doenças que afectam o sistema nervoso central – Tumores cerebrais de cresimento lento ou rápido, hidrocefalia, ictus, em particular se houve mais que um ou se o paciente apresenta múltiplas lesões isquémicas – os chamdos enfartes cerebrais.


 


Doenças gerais – Como por exemplo as que afectam a tiróide, tanto por hipo como por hiper funcionamento, doenças hepáticas crónicas e uma longa série…


 


Infecções crónicas – Como a sida – diagnosticá-la em anciãos não é tão inabitual como poderia parecer – ou uma sífilis não tratada.