Capacidade de memória

A capacidade de memória do cérebro é muito maior do que se pensava.

A descoberta poderia ter implicações para a inteligência artificial e para os tratamentos para os transtornos da memória.

A capacidade de memória humana é muito maior do que antes se acreditava, afirmaram investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que demonstraram que no ambiente adequado, o cérebro pode absorver uma imensa quantidade de informação.

Isto poderia levar a uma melhor compreensão dos transtornos de memória e poderia também ter implicações para a inteligência artificial, afirmaram os investigadores.

Neste estudo, os participantes observaram cerca de três mil imagens, uma de cada vez, durante três segundos cada uma. Mais tarde, no mesmo dia, mostraram-lhes pares de imagens e pediram-lhes que seleccionassem a imagem exacta que antes tinham visto.

Esta parte da prova incluiu três tipos diferentes de junção: dois objectos totalmente diferentes; um objecto e um exemplo diferente do mesmo tipo de objecto (como dois tipos diferentes de comando à distância), e um objecto e uma versão ligeiramente alterada (como uma taça que estava meio cheia).

Os índices de recordação destas três provas foram de 87, 88 e 92% respectivamente.

“Para dar apenas um exemplo, isto significa que depois de terem visto milhares de objectos, os sujeitos não só recordavam o que tinham visto, como um gabinete, mas também recordavam que a porta estava ligeiramente aberta”; afirmou num comunicado de imprensa da Universidade, o co-autor do estudo e estudante graduado Tomothy Brady.

Estes achados sugerem que a capacidade visual humana é várias ordens de magnitude maior do que antes se acreditava.

(Medlineplus)