Fases da doença de Alzheimer

O tempo que resta de vida a um paciente com a doença de Alzheimer é, no geral reduzido, embora possa viver entre três a vinte anos após o diagnóstico.

A fase final da doença pode durar desde alguns meses até vários anos, durante cujo tempo o paciente se torna cada vez mais imóvel e disfuncional.

Os prestadores de assistência deverão compreender as fases desta doença para ajudar a determinar as suas próprias capacidades para tratar esta doença tão triste.

Amiudadas vezes, os médicos não dirão aos pacientes que sofrem da doença de Alzheimer. Todavia, os estudos indicam que a progressão pode desacelerar com o esforço intelectual e a maioria dos medicamentos, a nível de investigação em ensaios clínicos, realizam-se nas etapas iniciais.

Se um paciente com a doença de Alzheimer expressa a necessidade de saber a verdade, deverá ser-lhe dita. Então, tanto o prestador de assistência como o paciente, poderão começar a abordar os assuntos desta doença incapacitante que podem ser controlados, como por exemplo o acesso a grupos de apoio e a medicamentos novos ou até em investigação.

Os pacientes com a doença de Alzheimer mostram oscilações abruptas do estado de ânimo e podem tornar-se agressivos.

Parte deste comportamento é causado por alterações químicas no cérebro. Mas, sem dúvida, também podem atribuir-se à terrível e real experiência de perder o conhecimento e a compreensão da sua envolvência, causando o medo e a frustração que já não pode expressar verbalmente.

É importante que o prestador de assistência controle o ambiente, mantendo as distracções e o ruído num mínimo, e falando claramente.

A maioria dos especialistas recomendam que se lhes fale lentamente, mas alguns prestadores de assistência sugerem que os pacientes respondem melhor a frases claras, pronunciadas rapidamente, que podem recordar mais facilmente.

Os prestadores de assistência deverão manter uma atitude o mais neutral possível: muitos pacientes com Alzheimer são extremamente sensíveis às emoções implícitas dos prestadores de cuidados e reagem negativamente a sinais de condescendência, ira e frustração.