Escalas da vida diária na demê

1 – Fase inicial (duração de 3 a 4 anos): Nela aparecem as falhas de memória, perda de palavras, nomes e objectos, défice na concentração, transtornos da personalidade e do ãnimo, confundindo muitas vezes o quadro com a ansiedade ou uma depressão.

O paciente pode perder-se em lugares não conhecidos, apresenta um baixo rendimento laboral. Nesta etapa, o enfermo pode fazer uma vida praticamente normal; apenas apresenta algmas falhas de memória e uma certa reiteração.

 

2 – Fase intermédia (duração de 2 a 3 anos): Nesta fase aparecem, além de transtornos na memória imediata, também na memória remota, com diminuição nos acontecimentos actuais, défice na recordação da história natural; podemos encontrar quadros de apraxia, com alteração no manejo das finanças e incapacidade para realizar tarefas complexas, desorientação no tempo e no espaço, agnosia com incapacidade para recordar pessoas e caras familiares e transtornos na linguagem, aparecendo, mesmo assim, transtornos no conteúdo do pensamento, na conduta, sono e na percepção. Não conseguem pedir ajuda para o asseio nem para comer.

 

3 – Fase terminal (pode durar 2 a 3 anos…): O enfermo é incapaz de se valer por si mesmo nas actividades da vida diária, não  conhece os familiares, apresenta desorientação total no espaço e no tempo, surge a perda das habilidades verbais, apresenta transtornos na continência do esfincteres, na marcha, e as suas capacidades d relação desaparecem. Nesta altura, necessitam de ajuda constante e permanente.

 

Existem escalas clínico-evolutivas de deterioração global. Esta escala apresenta sete estádios:

 

I – Indíviduo normal.

II – Deterioração cognitiva muito ligeira/esquecimento benígno senil.

III – Deterioração cogbitiva ligeira/compatível com doença demencial incipiente.

IV – Deterioração cognitiva moderada/demência ligeira.

V – Deterioração cognitiva moderadamente grave/demência moderada.

VI – Deterioração cognitiva grave/demência moderadamente grave.

VII – Deterioração cognitiva muito severa/demência grave.