Cuidar na fase intermédia

Durante esta fase da doença de Alzheimer, o papel do cuidador começa a expandir-se a tempo inteiro. Ter a pessoa com doença de Alzheimer segura, torna-se uma prioridade. Tanto o paciente como o cuidador irão precisar de ajuda e apoio.

• Apoio emocional: Pessoas que cuidam de entes queridos afectados pela doença de Alzheimer, frequentemente sentem-se isoladas, sendo muito comum para os cuidadores sofrer a perda das faculdades da pessoa de quem tratam; todas aquelas mudanças…Conseguir apoio emocional, e tendo intervalos periódicos das responsabilidades da prestação dos cuidados, é fundamental para a saúde mental e física dos cuidadores. Se o prestador de cuidados sentir depressão ou ansiedade, deverá falar com um médico no início dos sintomas.

• Substitutos: outros membros da família ou amigos, cuidadores profissionais, cuidadores voluntários, podem proporcionar cuidados que permitirão ao habitual poder folgar pelo menos um dia por semana.

• Segurança: Criando um ambiente seguro e confortável, é importante. Um terapeuta ocupacional pode fornecer conselhos e ajuda para tornar a casa mais segura, tanto para o prestador de cuidados como para o paciente.

• Cuidados médicos: A pessoa com doença de Alzheimer irá precisar de cuidados, quer para a própria doença quer para quaisquer outros problemas da saúde que possam ocorrer. O cuidador passará a ser o porta-voz do paciente. É importante desenvolver relações com os médicos e outros profissionais de saúde, que compreendam o papel do cuidador e e com ele trabalhem como membros dum grupo de apoio na prestação de cuidados médicos apropriados. O stress causado pela prestação de cuidados pode afectar a saúde do cuidador, que deve certificar-se de cuidar de si próprio.

• Planeamento para o futuro: Muitos cuidadores querem manter o paciente em casa, o que nem sempre é possível. Algumas instituições possuem programas especiais para pessoas com demência, devendo a família fazer uma opção no sentido de poder proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.